terça-feira, 16 de setembro de 2014

marco simoncelli

O ultimo artigo que fiz, que foi o da vitoria do Valentino Rossi, fez-me lembrar de uma coisa, talvez tenha escolhido mal o titulo, há um numero que significa mais para Misano do que o 46, e esse número é o numero de Marco Simoncelli, o 58.
Deu-me a saudade e achei que devia lembra-lo. Ele foi a grande razão pela qual me voltei a apaixonar pela MotoGP, eu passo a explicar, eu ainda era pequeno mas lembro-me de acompanhar as corridas e batalhas entre o Rossi e o Gibernau, lembro-me de uma vez que fui a casa da minha avó na aldeia, e quando fomos almoçar ao restaurante, a família estava a almoçar e a conviver e eu comi rápido e colei na televisão para ver a corrida. E há outro momento que me marcou que foi em 2006, a batalha de temporada épica entre Rossi e Hayden, era o grande prémio de Valência e era a corrida que decidia o campeão, eu estava com o meu pai, o meu avô e o meu tio a ver a corrida em casa, e foi com muita desilusão que vimos o italiano a cair nas primeiras voltas, eu fiquei agarrado á televisão e vi-o a subir a pulso desde de ultimo a décimo terceiro, a roer as unhas, mas não foi suficiente, Hayden ficou em terceiro e sagrou-se campeão, nesse dia perdi o meu encanto pela MotoGP, o melhor piloto, o piloto mais talentoso, o que tinha vencido mais corridas, acaba por não ganhar o titulo, naquela altura na minha cabeça o que estava a acontecer não era justo, e o facto do Hayden ser campeão era premiar os que não mereciam, de quie que valia ser o melhor? A partir dessa altura deixei de acompanhar tão assiduamente, de vez em quando acompanhava as mudanças de equipa de alguns pilotos, mas nunca da mesma maneira.
E foi então que em 2010 outro italiano me fazia voltar a olhar para as corridas de duas rodas, com o seu estilo de condução clássico mas muito agressivo, a fazer lembrar um outro italiano quando era mais jovem, a cara de menino e a sua personalidade um pouco tímida, identifiquei-me logo com ele, e comecei a acompanhar novamente tanto a sua carreira como a MotoGP.
 A partir da primeira corrida que assisti para ver o Marco, tudo voltou a fazer sentido, os arrepios das ultrapassagens, as curvas a alta velocidade passaram a ser o que eram.
Mas no dia 23 de Outubro de 2011, no grande prémio da Malásia, a MotoGP invade as noticias e os telejornais, eu não vi a corrida e achei estranho, mas ás noticias não eram boas, eu estava a ver a televisão de longe e percebi que tinha havido um acidente grave, fui a correr para a televisão e fiquei com o coração nas mãos, Marco Simoncelli não resiste aos ferimentos depois de um acidente grave e perde a vida com apenas 24 anos.
O sentimento que tive em 2006 repetiu-se mas desta vez era 10, 100, 1000 vezes pior, não sei descrever o que senti, mas foi uma tristeza tão grande, mas tão grande que durante muito tempo passei a odiar motas, desde scooters a moto 4.
Marco era o futuro da MotoGP e ele ia ser campeão mundial, tenho a certeza!
Ontem lembrei-me de tudo isto e tenho andado a pensar nisto e fiquei muito feliz pela homenagem ao Marco, deram ao circuito de Misano o nome dele, e o troféu  dos 3 primeiros tem o número 58 gravado, por isso se algum número que identifica San Marino é o 58.
Onde quer que estejas Marco, descansa em paz.


Sem comentários:

Enviar um comentário