quarta-feira, 17 de setembro de 2014

As Surpresas #1

Este post vai ser dividido em partes. Estes são os jogadores que me surpreenderam durante toda a competição e vou coloca-los em ordem de acordo com o ranking que a sua selecção ocupou no fim do mundial.

Apesar da Filandia ter ganho apenas um jogo, lutou bastante em todos os jogos e o mais lutador foi, Petteri Koponen. Tem 26 anos e joga no Khimki. Em 2007 candidatou-se ao draft da NBA e foi a 30º escolha, pelos Philadelphia 76ers, no entanto não assinou contrato e foi jogar para a Itália, para o Virtus Bologna onde esteve até 2012. Depois de Itália rumou para a Russia onde ainda se encontra, a jogar no Khimki.
Koponen foi sem sobra de dúvida o melhor jogador filandes, pelo seu domínio de bola e percentagens vê-se que é um jogador acima da média, acredito que podia representar qualquer equipa na NBA e safar-se bem e como ainda é muito jovem, ainda vai muito a tempo.
Petteri Koponen, 5 jogos, 31Mpj, 15.8 Ppj, 5.8 Asstpj, 3 resspj

O próximo jogador, apesar de ter nascido em Nova Yorque e ser americano de nascença, naturalizou-se este ano filipino e representou a selecção das filipinas no mundial. Falo de Andray Blatche. Tem 28 anos e o ano passado representou os Brooklyn Nets na NBA. A minha surpresa neste caso, não foi, nem é a qualidade do seu jogo, porque eu sei muito bem que Blatche é um excelente jogador, a minha surpresa é o facto de ainda nenhuma equipa o ter contratado. O contrato com os Nets expirou e ate hoje que esta sem equipa, fico incrédulo, visto que tem 9 anos de experiência de NBA.
Em todos os jogos que as Filipinas fizeram, ele fez double-double's, em cinco jogos consecutivos, que faz dele um dos jogadores com melhores médias do mundial.
Andray Blatche, 5 jogos, 34Mpj, 21.2Ppj, 0.8 Asstpj, 13.8 resspj

Agora, mais um "americano", mas este representa a Ucrania. Eugene "Pooh" Jeter, tem 30 anos e joga actualmente na China, pelo Shandong Lions, e foi de longe o melhor jogador da seu equipa, o jogador mais dinâmico, o motor afinado de uma máquina muito desajeitada.
Eugene mostrou o porque de já ter jogado na NBA, e na minha opinião que continua a merecer um lugar na mesma. Qualquer equipa ficaria mais forte com um base como ele.
Mas há outro jogador desta selecção que me surprenendeu, Slava Kravtsov, tem 27 anos e vai jogar na China na próxima temporada, ele que também já passou pela NBA, e primeira vez pelos Detroit Pistons em 2012 e no ano a seguir pelos Phoenix Suns, mas no total fez apenas 45 jogos, a jogar cerca de 6 minutos por jogo e a marcar 2 pontos. Ok, não foi la muito bem sucedido, e durante este mundial também não, mas eu vi o jogo entre os Estados Unidos e a Ucrânia e vi o melhor jogo que ele fez em toda a competição, e eu pergunto-me se ele joga tão bem contra os melhores do mundo de certeza que merecia mais do que 6 minutos em qualquer equipa. Nesse jogo ele marcou 15 pontos e 4 ressaltos.

Eugene Jeter, 5 jogos, 31 Mpj, 15.4 Ppj, 5 Asstpj, 3 resspj

Slava Kravtsov, 5 jogos, 21 Mpj, 7.4 Ppj, 0.6 Asstpj, 5.6 resspj

Agora um jovem, que apesar de falar português, não é português, é angolano e para muitos foi a surpresa das surpresas!
Yanick Moreira, tem 23 anos e joga nos campeonatos universitarios nos Estados Unidos pelos SMU Mustangs e esta eligivel para o draft do próximo ano.
Ainda mais surpresa é devido á posição que Yanick ocupa em campo, raras excepções, não costuma ser uma posição onde se encontrem jogadores a marcar muitos pontos.
Yanick fez a sua melhor exibição num dos maiores palcos do basquetebol, para toda a gente ver.
Fez 4 jogos muito sólidos e contra a Lituânia ficou a descansar e jogou apenas 5 minutos (o que estragou a sua média) com muitos pontos e muitos ressaltos e a sua média mostra isso, mas o grande highlight foi a vitória de Angola sobre a Austrália, onde Yanick fez 38 pontos! A melhor marca de todo o mundial, e ainda agarrou uns 15 ressaltos, foi um jogo incrível que eu adorei ver.
Yanick Moreira, 5 jogos, 20 Mpj, 17.8 Ppj, 0.4 asstpj, 8.2 resspj

Sem comentários:

Enviar um comentário