quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Esperava Mais

O campeonato do mundo de basquetebol já acabou e eu já critiquei e já elogiei mas ainda faltava esta parte, as surpresas e as desilusões.
Desde que a competição começou que eu queria fazer este artigo e fui apontando os jogadores que mais gostei de ver e as melhores exibições de cada um, mas também os que me desiludiram ou que esperava mais.
E para começar vai ser em grande, não um mas 12 jogadores e trata-se de quem? Eu falo da selecção espanhola que deixou ficar mal toda uma nação, eles que jogavam em casa, eles eram os únicos a quem se exigia bater os Estados Unidos, eles que depois dos americanos são a equipa com mais jogadores a jogar na NBA (6 jogadores). Começaram em grande forma, ficaram em primeiro no grupo com 5 vitórias, nos oitavos bateram o Senegal por 33 pontos e as coisas estavam mais ou menos encaminhadas, porque o adversário dos quartos era a França e eles já os tinham vencido antes, pois... A França contrariou tudo e todos e defendeu de uma forma incrível, concedeu apenas dois triplos durante o jogo todo e venceu.
A Espanha já estava na final antes de chegar lá e foi isso que fez com que eles fossem eliminados, foi uma pena mas eles não mereceram e daí a minha desilusão.

Se há americanos a ser nomeados para MVP e para o melhor 5 do campeonato, há outros que por outro lado não corresponderam ás expectativas, nem de perto nem de longe. Kevin Durant ia ser o capitão desta jovem seleçao mas ele escolheu não representar o seu país e o coach K, teve que arranjar uma solução para o lugar dele, o coach escolheu Rudy Gay, não quero ser injusto, eu sei que ele não tinha obrigação de substituir o Durant, nem ocupar o papel dele, mas pela a sua reputação, pelo papel que representa em Sacramento, por tudo isso ele tinha que ter tido mais rendimento, eu não sei se era eu que lhe dava azar, mas sempre que eu o via a jogar ele falhava os livres ou os lançamentos de campo, os triplos, não fiquei nada impressionado com ele. Nos 9 jogos, Rudy fez uma média de 6 pontos por jogo em 14 minutos.
Reparem que no inicio do paragrafo eu escrevi em plural, e porque? Há um outro americano que eu queria mesmo ver, mas esperava mais. Estou a falar de Derrick Rose, eu sei que ele esteve dois anos parado devido a uma lesão muito grave, mas ele sempre que entrava em campo estava mais preocupado em provar que está saudável do que jogar o jogo em si, fazia aquelas suas prefuraçoes incríveis na defesa adversaria, mas sem sucesso porque a bola maior partes das vezes não entrava,e prova disso são os números que ele apresentou. É verdade que fez dois jogos muito bons, frente á Filandia e contra a Eslovénia, mas houve jogos em que ele simplesmente adormeceu, no jogo contra o México e contra a servia, esteve 16 minutos em campo e não marcou um único ponto. Nos jogos contra a Turquia, a Nova Zelândia, a Ucrânia e a Rep. Dominicana ele marcou apenas 2, 3, 4 e 6 pontos respectivamente. Com jogos assim Rose mostra que esta bem fisicamente mas mentalmente ainda não é o mesmo Rose a que estávamos habituados e que tanto gostamos.

A Lituânia apresentava no seu 5 inicial dois jogadores da NBA, não há muitas selecções europeias que se gabem disso, Jonas Valanciunas dos Toronto Raptors e Donatas Motiejunas dos Houston Rockets.
Á partida qualquer equipa que defrontassem estes dois tinham que ter cuidado, mas apenas um se mostrou digno de representar a NBA que foi o poste dos Raptors. Montiejunas fez uma fase de grupos boa mas falhou quando era mais importante, falhou nas fases a eliminar, fez três jogos horríveis, contra a Turquia, contra os Estados Unidos e contra a França, foi uma peça a menos na Lituânia.

Os próximos 3 jogadores não são bem desilusões, são jogadores muito jovens mas dos quais eu queria ter visto mais, dos quais eu esperava mais. Coloca-los neste post é quase sacrilégio, mas tenho que ser justo com as minhas ideias e eu não os posso pôr nas surpresas.
A Austrália participou neste mundial muito desfalcada, sem Andrew Bogut e sem Patty Mills e isso pôs muita mais pressão aos seus suplentes, e qualquer que fosse o seu rendimento estaria condenado á comparação. Eu acho que o treinador devia ter apostado mais no Mistery Man, falo de Dante Exum, um dos melhores bases do draft da NBA deste ano. Ele fez um jogo muito bom frente á seleçao angolana e acredito sinceramente que ele esta na base para o futuro do sucesso dos Aussies.
Para quem vê os jogos da ACB já deve estar farto de ouvir este nome, mas para quem é americano, este nome deve dizer tanto como o nome Dario Saric dizia o ano passado.
Mário Hezonja é candidato ao draft de 2015 da NBA, é apontado como escolha do primeiro round, mas isso não e importante para já, e este caso não tem bem a ver com o jogador em si, mas sim no seu treinador.
Como é que é possível, numa selecção que não podia ter aspirações a vencer fosse o que fosse, carregada ás costas de Bogdanovic e Dario Saric, sem um jogador que fizesse o trabalho sujo e conseguisse ressaltos atrás de ressaltos, sem isto é impossível vencer. O treinador croata não foi capaz de apostar nos mais jovens, Mário Hezonja só jogou em dois jogos e fez cerca de 6 minutos em cada e fez apenas dois cestos, ou seja 4 pontos, Mário joga no Barcelona e ritmo não lhe falta e esta era uma oportunidade óptima para ele crescer e desfrutar ao máximo, mas não os seu treinador prefere que ele esteja sentadinho. Esperava ver mais deste jogador, mas ele não teve culpa, acho que ele poderia muito bem ter ajudado a sua selecção.
E por ultimo um rapaz que por si só poderia ser um trava línguas, Giannis Antetokounmpo, um miúdo por quem a NBA não esperava nada, queriam envia-lo para a Europa assim que terminasse o draft, mas não foi bem assim, ele provou que merecia um lugar entre os grandes, e o que lhe aconteceu neste campeonato do mundo foi o que aconteceu ao Mário e ao Dante, uma seleçao com jogadores mais experientes e mais velhos deixam os mais novos no banco ainda assim fez dois bom jogos na fase de grupos, frente ao Senegal e frente ao Puerto Rico (que eu não vi), o único jogo que vi da Grécia foi contra a Argentina, onde ele fez 0 pontos, daí ter ficado um pouco desapontado.
Contudo estes 3 últimos terão muito tempo de brilhar e no futuro jogarão eles, deixando outros jovens sentados, nunca esquecendo que esta seria uma oportunidade de crescer e brilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário