sábado, 13 de setembro de 2014

Formula E

Já que estou a falar de desporto motorizado vou continuar, ia guardar este tema para outro dia, mas não faz mal.
Hoje foi a estreia da Formula E, a FE é uma classe de desporto motorizado que pertence á FIA, onde a grande diferença para as outras Formulas é o facto destes carros serem eléctricos!
Esta Formula é diferente de todas as outras:

 
- Existem dez equipas, cada uma com dois pilotos e cada piloto com dois carros.
- Os grande prémios vão ser disputados em circuitos citadinos
- As corridas terão entre 2,5 a 3 quilómetros.
- Os carros aceleram dos 0 aos 100 em 3 segundos em têm uma velocidade máxima de 220 quilómetros/hora.
- O vencedor da pole position ganha 3 pontos adicionais no fim da corrida e o piloto com a volta mais rápida ganha 2 pontos.
- O chassi é feito pela Dallara, a empresa que faz os chassis dos Indy.
- Os pneus são feitos exclusivamente para a FE pela Michelin, são de 18 polegadas e devido ao seu composto especial podem ser usados em todos os tipos de clima.
- As baterias são feitas pela Williams F1.
- O motor eléctrico é feito pela McLaren, e é o mesmo que é usado no McLaren P1.

Estes são alguns pormenores, mas há muita coisa que á primeira vista é estranho, e os fãs die hard da F1 não vão gostar de muitas coisas desta classe, ou seja, tudo o que é inovação os trolls desconfiam, por assim dizer. Não me interpretem mal, eu adoro a F1, fico acordado a noite toda para ver a corrida se for preciso ou acordo ás 4/5 ou 6 da manha para ver os treinos livres, a qualificação e a corrida, mas esta ideia da FE é fantástica e eu estava intrigado, sobre como iria ser.
Os trolls vão dizer que os carros são feios, os pneus e jantes são ridículos, ter de trocar de carro durante a corrida é estúpido, o facto de os carros não fazerem barulho não tem piada, o facto de eles terem uma velocidade máxima de 220 km/h não traz adrenalina nenhuma e que os pilotos são pilotos renegados da F1. Pois bem, os trolls bem que podem ir dar uma volta ao bilhar grande!
Eu estava receptivo e não comentei até ver a corrida, e fiquei muito contente com o que vi.
Antes de mais, esta categoria demarca-se das restantes por ser exclusivamente eléctrica, e se os construtores usam a F1 para tecnologias a aplicar nos carros do dia a dia, é certo que usaram esta classe para desenvolver os carros eléctricos do futuro, do nosso dia a dia e isto por si só reserva á FE um futuro muito risonho.
Quanto á corrida, desde inicio se percebe que os carros são muito parecidos, os seja, os ritmos e o andamento das varias equipas e dos vários carros vai ser igual e isso vai fazer com que o talento dos pilotos de revele e vai ser isso a fazer a diferença. Cada corrida vai ser única porque vão ser precisas estratégias para levar os carros ao limite antes de efectuar as trocas, isto pode ser um ponto também a fazer a diferença, e o terceiro ponto que poderá marcar a distinção entre pilotos durante a corrida, é a fantástica ideia que se chama fan boost, o que é o fan boost? o fan boost é a melhor maneira possível de aproximar os fãs da FE, os fãs votam no site oficial, no piloto que querem que tenha 30kw adicionais, isto dá 40 cavalos, mais coisa menos coisa.
Eu adorei a corrida, acredito que esta categoria tenha um futuro brilhante pela frente! As corridas vão ser equilibradas com pilotos talentosos.
Agora a analise; a corrida foi muito equilibrada até ás ultimas 5 voltas, Nicolas Prost, filho de Alain Prost e Nick Heidfeld destacaram-se do resto do grupo e lutavam pelo 1º lugar, mas na ultima volta parecia que já estava tudo mais ou menos resolvido, a verdade é que não estava, Heidfeld guardou-se para a ultima curva e ultrapassou Prost, que quando viu que ia perder a posição e mostrando-se filho de quem é não o deixou festejar a primeira vitória da FE, bloqueou o caminho ao piloto da Venturi e o carro do piloto alemão acabaria por ressaltar nos marcadores de curva, embater no muro e virar o carro ao contrario, num acidente muito violento, só com muita sorte a estreia da FE ficava marcada pela negativa e com uma grande trajédia.
Prost mostrou-se infantil quando depois da corrida ainda culpou Heidfeld pelo acidente, o sangue de família, a vontade de ganhar subiram-lhe á cabeça e fechou a porta ao seu colega de equipa na WEC, Prost já tinha vencido a corrida antes de a acabar, já tinha ouvido o hino antes de ele soar, já tinha sentido o sabor da champagne antes de subir ao pódio, enfim... Nicolas tinha que ser mais castigado, um penalização de 10 lugares na próxima corrida não é suficiente.
A próxima corrida vai ser em Putrajaya, na Malasia, dia 22 de Novembro.
Aqui fica a corrida e o vídeo do acidente.

 
 

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