domingo, 21 de setembro de 2014

As Surpresas #3

Eu não tenho 100% de certeza disto, mas eu acho que os jogos tanto da NBA como da NFL que a SportTV transmite são os que dão na televisão nacional nos Estados Unidos, não sei se me faço entender, é o jogo que dá na televisão ao domingo.
Mas o que é que eu quero dizer com isto?... Bem, eu nunca vi um jogo dos Phoenix Suns na SportTV que eu me lembre. E quando eu vi a Eslóvenia a jogar, houve um jogador que me chamou logo á atenção e só nesse dia é que percebi o porquê de darem tanto valor na NBA. Falo de Goran Dragic, base dos Suns, na sua selecção ocupa a posição de base principal, enquanto que na NBA joga a base secundário, pelo o que eu vi acho que ele rende muito mais a base principal mas isso fica nas mãos do treinador.
Goran antes de se candidatar ao draft, jogou de 2003 até a 2006 no seu pais, depois jogou no Murcia em Espanha e no ano seguinte regressou á Eslovénia. Em 2008 foi a 15º escolha do segundo round do draft, foi escolhido pelos San Antonio Spurs e logo foi trocado por Malik Hairston para Phoenix. Goran ao contrario do que acontece agora, não regressou á Europa para desenvolver as suas capacidades, o esloveno esteve três temporadas nos suns a jogar em média 15 minutos por jogo, mas começou a brilhar e dar nas vistas e os Rockets trocaram uma escolha do primeiro round e Aaron Brooks por ele. Goran ganhou minutos em Houston e as suas médias começaram a subir, no ano a seguir o contrato expirou e os Suns voltaram a contrata-lo, foi na verdade uma grande jogada por parte dos Suns.
Goran Dragic, 7 jogos, 26 Mpj, 16 Ppj, 4.3 Asstpj, 2.9 reespj

Este rapaz chamou-me a atenção e por acaso até gostei bastante da maneira como ele joga, sempre que ele entrava em campo a sua equipa ou passava para a liderança ou estava envolvida em bonitas jogadas.
Contudo dos 9 jogos da sua selecção, só jogou em 7 e apenas em 4 jogou 10 ou mais minutos e não admira porque os seus números não foram lá muito bons.
Mindaugas Kuzminskas tem 24 anos e joga no Unicaja Malaga, em Espanha, e em 2011 candidatou-se ao draft mas retirou o seu nome á ultima da hora.
Eu não sei o que falta a este rapaz, sinceramente acho que seja motivação, porque no jogo contra os Estados Unidos, e foi esse que eu vi, eu vi um jogador ágil com habilidade e com muita garra, nesse jogo, ele jogou 27 minutos e marcou 15 pontos, fez uma assistência e agarrou 9 ressaltos, são números excelentes contra a melhor seleçao do mundo. E se ele joga assim contra os melhores, também pode jogar assim nos outros jogos.
Mindaugas Kuzminskas, 7 jogos, 11 Mpj, 3.9 Ppj, 0.4 asstpj, 1.9 resspj
Jogada 4

Este homem afirmou-se como o homem do momento, ele disse, eu estou aqui !!
Ele foi uma das grandes razoes da Lituânia ter chegado tão longe, já na NBA ele vinha a melhorar de jogo para jogo e chega ao campeonato do mundo na melhor forma possível e nesta próxima temporada tem que ser o poste principal dos Toronto Raptors.
Ele tem apenas 22 anos e tem ainda muito futuro pela frente e muito anos na NBA. Para muitos foi só mais uma demonstração de todo o seu potencial e habilidades e ainda não provou nada, ou então que já não era surpresa nenhuma, mas isso são opiniões e valem tanto como a minha.
Mas a verdade é que ele foi um dos melhores jogadores do mundial.
Jonas Valanciunas, 9 jogos, 25 Mpj, 14.4 Ppj, 1 Blocopj, 8.4 resspj

Este homem no inicio da competição passou-me ao lado, mas depois quando vi algumas repetições dos jogos da Servia, percebi realmente a qualidade deste jogador.
Nemanja Bjelica tem 26 anos e candidatou-se ao draft da NBA em 2010 e foi escolhido na 5º escolha do segundo round pela franschise da capital, os Washington Wizards, como era europeu foi "devolvido" e assinou contrato com o Caja Laboral, mas nos três anos que la estave não correu muito bem, ainda assim recebeu propostas para regressar aos Estados Unidos, Nemanja disse que a única razão por não voltar á NBA foi o convite de Zeljko Obradovic, gloria do basquetebol servio e actual treinador do Fenerbahce. Bjelica assinou contrato por três anos e durante esta temporada melhorou todas as suas estatísticas, fazendo os números mais altos da sua carreira e terminou a época com um mundial estupendo.
Nemanja, Bjelica, 9 jogos, 29 Mpj, 11.9 Ppj, 2.8 asstpj, 6.9 resspj

A servia teve o sucesso que teve porque encontrou muitos dos seus jogadores no pico da sua carreira e se calhar na maior maturidade possível e no melhor pico de forma, prova disso, é o poste titular da selecção.
Miroslav Raduljica, andou durante muito tempo a saltar de equipa para equipa sem se afirmar, começa a sua carreira no FMP e, 2005-06, equipa da liga servia, e mais tarde foi emprestado ao Borac Cacak também da servia, no ano seguinte voltou ao FMP onde esteve até 2010, nesse ano assinou com o Efes Pilsen, umas das melhores equipas da Turquia, no entanto só lá jogou 4 jogos porque foi emprestado ao Alba Berlin da Alemanha, onde esteve meio ano e voltou a ser emprestado, desta vez ao Partizan e aqui fez os melhores números da sua carreira, mas não ia durar muito tempo. No ano seguinte voltou a ser emprestado ao Azovmash, equipa da liga ucraniana, mas estas trocas e empréstimos iam parar, os Milwaukee Bucks viram talento no sérvio e contrataram-no numa altura em que a equipa sofria com as lesões, foi desta maneira que Raduljica entrou na melhor liga do mundo, jogou em média 10 minutos em 48 jogos.
Durante este verão foi envolvido numa troca entre os Bucks e os Los Angeles Clippers, e os Clippers depois de conseguirem o que queriam dispensaram-no, o que pode ter sido o grande erro.
Miroslav Raduljica finalmente transformou todo o seu potencial e todo o seu talento em pontos e em intensidade e foi isso que fez dele um dos pilares desta seleçao da servia.
Miroslav Raduljica, 9 jogos, 21 Mpj, 13 Ppj, 0.4 asstpj, 4.6 resspj

Sem comentários:

Enviar um comentário