sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A culpa é do Médico

Depois do que aconteceu hoje, o meu artigo, a minha opinião, o que tinha pra dizer deixa de ser tão relevante pra fazer entender o meu ponto de vista, mas não interessa vou tentar com que tudo se complemente.
Domingo, dia 7, era dia de mostrar que afinal o que tinha acontecido no Brasil tinha sido um acidente de percurso num longo trajecto de renovação e transição na selecção nacional portuguesa, era dia de mostrar que afinal a selecção estava de boa saúde, era dia de mostrar que não dependemos de Ronaldo, era dia de inicio do apuramento para o euro, era dia de mostrar que vamos ganhar o grupo, era dia de vencer e talvez golear uma Albânia que não tem experiência em grande competições e o maior acontecimento que tem na sua história era a sua criação em 1930, mas acima de tudo era dia de renovação.
Paulo Bento fez uma convocatoria esquisita mas algo interessante e apresentou algumas mexidas no onze inicial que me fizeram pensar bastante neste assunto. O onze inicial foi este, Rui Patrício na baliza, Fábio Coentrão e João Pereira a laterais, Pepe e Ricardo Costa a centrais, William Carvalho a médio defensivo, André Gomes e João Moutinho a médios centro, Nani e Vieirinha a extremos e Edér a ponta quieta.
No banco estavam, Eduardo, Anthony Lopes, André Almeida, Luís Neto, Ruben Vezo, Antunes, Pedro Tiba, Miguel Veloso, Adrien Silva, Raul Meireles, Ivan Cavaleiro e Ricardo Horta.
Com esta convocatoria Paulo Bento mostrou aos críticos que ouve tudo, deixou de fora da convocatoria, Silvestre Varela, Hugo Almeida, Bruno Alves, Hélder Postiga e Rafa, e deixou Raul Meireles e Miguel Veloso no banco e deu inicio á "renovação", Bento deu aos críticos o que eles queriam.
Eu acho o onze inicial muito estranho:
- ainda não houve ninguém que visse que o João Pereira não sabe defender, parece o Maxi Pereira.
- o Ricardo Costa é neste momento o segundo melhor central depois de Pepe, como é que é possível? um jogador que saiu do Valência para ir jogar no Qatar, já esta mais do que na hora de por o Luís Neto a titular.
- Paulo Bento subestimou a Albânia é verdade, mas há alterações que são ridículas, como é que André Gomes passa de riscado da convocatoria para o mundial a titular? Um jogador que fez apenas 13 jogos pelas selecções jovens, aquele lugar é de Adrien que fez uma época fantástica o ano passado e já merecia ter ido ao mundial.
- Éder não é nem nunca será avançado para a selecção nacional, já para o Braga há duvidas quanto mais para Portugal.
- Uma renovação não e feita atirando os jogadores jovens para o meio dos outros e esperar que eles se dêem bem, uma renovação faz-se com uma equipa nova, os jogadores que foram á final do mundial sub20 estão mais do que prontos para representar a selecção, no entanto onde é que eles estão?
- Pedro Tiba faz parte da renovação? Ridículo, um jogador que nunca jogou pela selecção, chega a selecção com 26 anos. Eu sou da opinião de que os jogadores chamados á selecção têm que ser os que estão a jogar melhor no presente e o Pedro Tiba atravessa um bom momento, mas nem tanto nem tão pouco e numa altura em que se fala tanto em renovação deixam o Ruben Neves e o Rony Lopes de fora da selecção.
Portugal perdeu, e perdeu bem com um grande golo da Albânia e uma exibição muito fraca de Portugal, Nani acha que ser capitão é ir reclamar com arbitro sempre que ele apita e contestar todas as decisões e ser capitão é muito mais do que isso e ele não soube puxar as orelhas aos seus colegas no intervalo.
Paulo Bento depois do jogo deve ter ficado muito contente com a derrota porque quer com os seus "meninos", quer com a renovação o resultado foi o mesmo, por isso ele não devia ter culpa nenhuma...
O facto de não ter chamado alguns do que levou ao mundial mostra como ele errou, Hugo Almeida nem sequer tem clube e maior parte dos campeonatos já levam umas 2/3 jornadas.
E o mais grave aconteceu ao minuto 73, Paulo Bento acreditou que solução seria gastar a sua ultima substituição, não num avançado, mas sim num médio defensivo a jogar a central, o seu filho pródigo, Miguel Veloso. É bem pensado, nem percebo como é que ele é criticado por isso, então se a equipa está a perder, porque que precisamos de mais avançados? nah, nada disso, bora tirar um central e meter o tapa buracos a jogar atrás a mandar bolas para área, enfim.....
As minhas duvidas iniciais sobre o onze mostraram-se reais, o André Gomes e o Vieirinha não jogaram nada, o William via o André na posição dele, assustava-se, o Éder escondia-se atrás dos centrais da Albânia, o Nani finta-se a ele próprio, o Fábio vai para a área e levanta os braços, o Ivan Cavaleiro só passa a bola no SLB, só o João Moutinho jogou bem e por pouco o Ricardo Horta evitava este problema todo, mas a bola foi ao ferro.
No fim do jogo os lenços brancos começaram a voar.
Mas todo este patois não interessa porque hoje/ontem Paulo Bento rescindiu com a FPF e já não e seleccionador nacional. Ele tem demasiadas amizades e ódios para ser seleccionador nacional, a selecção precisa de um treinador que se preocupe com os resultados, um treinador que não tenha zangas com ninguém e que convoque os melhores mas sempre com objectivo fixado a longo prazo, como por exemplo a Alemanha e a França que depois de terem caído, estabeleceram prazos de 5 a 10 anos para renovações e já estão de volta as potencias.
Paulo Bento manteve o grupo do Euro 2012, e a verdade foi que fizemos uma grande campanha, mas todos eles eram 2 anos mais novos, os jogadores também envelhecem e para jogar com 30 e muitos graus e com 90% de humidade já para os de 20 anos é complicado quanto mais para os de 30, e a federação devia ter tido isto em conta na altura do mundial.
Esta decisão devia ter acontecido depois do mundial e não depois desta humilhação que Paulo Bento sofreu, e eu continuo a acreditar que a culpa não foi só dele, nem dos jogadores, nem do médico, a culpa é da federação que se deixa dominar pelos agentes desportivos e pelas cadeias televisivas que detêm os direitos televisivos.
Mas há um ponto muito importante de frisar, se tivessemos empatado ou vencido, esta confusão não tinha acontecido, porque português que é português deixa a coisa andar, e o problema ia andar encoberto, talvez conseguissemos ficar em segundo ou terceiro e conseguissemos passar no playoff frente á Bosnia ou frente á Suecia, mas ainda bem que Paulo Bento teve a consciencia que este problema não se podia prolongar mais.
Esta federação vai por o futebol português na rua da amargura e o primeiro sinal foi mostrado quando o culpado do que aconteceu no Brasil foi o Dr. Henrique Jones.

Sem comentários:

Enviar um comentário