terça-feira, 26 de agosto de 2014

Spa-Francorchamps

Ora bem, domingo foi dia de formula um, foi dia do regresso de ferias dos pilotos e das equipas, quanto ás equipas não acredito que sejam bem férias mas que eles as têm, têm.
E não podia ter sido mais emocionante e polémico, o grande prémio da Bélgica, ou seja Spa-Francorchamps é um circuito mítico e mesmo antes de começar toda a gente sabe que vai ser uma corrida fantástica, é uma das catedrais do automobilismo!
- Antes demais quero frisar aqui um aspecto importante, que foi a estreia de Andre Lotterer na F1, é verdade que chegou um pouco tarde, mas ele merecia este reconhecimento e oportunidade, é pena que tenha sido pela Caterham, mas fiquei muito contente com a noticia visto que é um dos meus pilotos preferidos.
- Pela qualificarão vi alguns indícios que a corrida iria ser como o costume, ou seja vitoria da Mercedes, dobradinha. E se não fosse o polémico toque de Rosberg em Hamilton, era o mais provável que acontecesse, mas logo na segunda volta Lewis Hamilton ultrapassa Rosberg e mais á frente o alemão tenta ultrapassar o britânico por fora e tocam-se, furando o pneu de Lewis e terminando assim com as hipóteses do britânico vencer ou pontuar sequer.
Eu sinceramente não acredito que o Rosberg tenha feito de propósito com o intuito de arrumar o seu companheiro de equipa, e pelo vídeo vê-se que não há nenhum indicio que tenha sido propositado, no entanto vê-se ao segundo 20 da repetição do sucedido que ele vira o volante para a direita, não acho que tenha sido para tocar em Hamilton, ele vai dentro do cockpit do carro e tem um ponto de vista completamente diferente de nós que vemos tudo o que acontece á volta, já para não dizer que eles vão a conduzir os carros a mais de duzentos quilómetros por hora e controlar o carro naquela chicane não deve ser nada fácil, e Rosberg errou e não deve ter tido a percepção da distancia entre a asa dianteira e o carro de Lewis.
Já li algumas noticias e alguns relatos, que numa reunião depois da corrida entre Toto Wolff, Niki Lauda e os dois pilotos, que Rosberg admitiu que tinha sido de propósito, se tiver sido, pois bem, alguma coisa de muito errado esta a acontecer dentro das boxes das Mercedes, e os interesses começam a falar mais alto. A verdade é que para a popularidade da F1 aumentar fazia jeito uma mudança de campeão e uma mudança do pais desse mesmo campeão. Mas há uma coisa que me faz duvidar destes relatos, é a interpretação das palavras, que pode ser diferente de umas pessoas para as outras e Lewis Hamilton pode ter interpretado as palavras de Rosberg como quis.
Não é por eles estarem a dominar a F1 este ano, nem por terem os melhores carros, mas eu sempre fui fã destes dois pilotos, e eles estavam destinados a uma das maiores rivalries de todos os tempos, eles cresceram juntos, são amigos desde sempre, correram juntos no karting e em outras formulas, são companheiros de equipa há anos! Mas só uma coisa os podia separar, o titulo de campeão do mundo de Formula 1, e essa realidade esta cada vez mais perto. Lewis sempre foi mais irreverente e até já ganhou um campeonato do mundo, já Rosberg foi sempre foi mais humilde e nunca teve uma oportunidade a sério desde que está na F1 e vai agarrar esta com unhas e dentes, disso não tenho duvidas, e como já vimos antes na F1, as vezes é preciso fazer algum trabalho sujo para que não nos calquem, e o Rosberg vai aproveitar o erro que fez para isso. Eu acredito que ele admitiu ou que disse que fez o que fez por uma razão porque viu que não havia nada a fazer e pensou "já está feito e já, já fui criticado, já fui apupado, porque não?". Atenção não estou a defender nem atacar nenhum dos pilotos, só estou a dar o meu ponto de vista.
- Só mais um destaque, que vai para a Ferrari, Raikkonen voltou ás boas corridos e ao bom desempenho, Alonso fez mais um brilharete de ultrapassagens, fez com a corrida fosse interessante na parte final, mas infelizmente partiu a asa dianteira e perdeu muitas posições, Alonso faz o impossível com aquele carro abafado que a Ferrari lhe deu este ano.
Para terminar, os parabéns para Daniel Ricciardo que venceu a sua terceira corrida na tranquilidade, que também espreita o titulo, está época esta cada vez mais empolgante!
Aqui fica o vídeo do toque entre os dois Mercedes:

Sem comentários:

Enviar um comentário