sábado, 30 de abril de 2016

Where he is?

Vi uma "reportagem" no canal motors que me deixou com a ideia para fazer estes artigos, vou procurar e falar sobre alguns dos pilotos que passaram na F1 de alguma maneira e que neste momento estão um pouco desaparecidos do desporto automóvel de alto nível.
Vou começar com um dos meus pilotos finlandeses preferidos, Heiki Kovalainen
O finlandês conta com participação em 224 corridas nas mais variadas competições, 20 vitorias, 20 pole positions, 18 voltas mais rápidas, 49 pódios e um total de 1047 pontos conquistados ao longo da sua carreira.
Na sua época de estreia em 2001 na Formula Renault 2000, ficou em quarto, em 2002 na Formula 3 Britânica terminou em terceiro e ficou em segundo no GP de Macau. Em 2003 ficou em segundo na World Series by Nissan e em 2004 venceu a competição. Em 2005 competiu na GP2 com a Arden, venceu 5 corridas e um consistencia incrível, conseguiu 12 podios em 23 corridas, apenas perdeu o campeonato por 15 pontos para o Nico Rosberg. Em 2006 entrou no maior palco do desporto motorizado através da Mild Seven Renautl F1, como piloto de teste e no ano seguinte conseguiu um lugar a tempo inteiro, nesse mesmo ano, outro Filandês festejou a conquista do campeonato do mundo. Heiki conseguiu um segundo lugar no Japão e marcou 30 pontos na tabela alcançando o sétimo posto no fim da temporada. Em 2008 conduziu na minha opinião um dos carros mais bonitos da F1 de sempre, o ponto alto da descoberta da aerodinâmica e do desenvolvimento da F1 dos dias de hoje.
Heiki foi o segundo piloto da McLaren Mercedes, e a época começou bem, nas primeiras 3 corridas conseguiu dois 5º lugares e um 3º na Malasia, a partir daqui as suas prestações não foram tão boas, apesar disso ficou apenas uma vez fora dos pontos, e por muito pouco. A meio do calendário, Heiki conseguiu a sua primeira vitoria no grande prémio da Hungria! Na corrida seguinte, no GP da Europa ficou em quarto e em Itália conseguiu um 2º lugar, estes bons resultados foram muito importantes para a renovação do seu contrato, no entanto o azar só atacou no fim do ano e foi obrigado a desistir no Japão e na china. 2009 seria o ano que iria definir a carreira do Filandês na F1, e a verdade é que não correu muito bem, cinco desistências antes da interrupção, fez com que o seu melhor resultado fosse um 5º lugar na China, o que lhe deu 4 pts. Já a segunda metade foi razoavelmente melhor terminando todas as corridas e um 4º lugar no GP da Europa. Este foi um ano frustrante para Kovalainen que ficou 12º na classificação geral e também para a McLaren que ficou a 100 pontos do titulo de construtores.

Depois do desastre que foi 2009, Heiki mudou-se para a Lotus de Tony Fernandes, onde esteve entre 2010 e 2013, com uma equipa mais pequena e com menos competitividade nunca marcou um único ponto e o melhor resultado nos quatro anos foi um 12º, mesmo á porta dos pontos no grande prémio do Japão em 2010. 2013 foi o ultimo ano em que esteve na F1, mesmo na Caterham passou a ser piloto de teste e só participou em duas corridas na Lotus ao substituir Kimi nas ultimas duas provas do campeonato.
 
Na minha opinião teve uma saída precoce, derivada a uma equipa em mudança e uma formula um num reboliço, com a mudança de regras entre 2008 e 2009, depois com a Lotus/Caterham foi sempre a descer, tenho pena que já não esteja na grelha de partida, porque é um dos meus pilotos preferidos, mas a vida é mesmo assim. Em 2014, Heiki foi piloto de teste e desenvolvimento da BMW DTM, e em 2015 assinou com a Lexus para conduzir nos SuperGT500 no Japão onde ainda esta a competir.

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