sexta-feira, 22 de abril de 2016

24h Le Mans Motociclismo


Eu assisti ao máximo que consegui e que a Eurosport transmitiu e fiquei muito surpreendido. Mas por outro lado arrependido por algumas coisas que disse num artigo anterior em relação aos pilotos das superbikes, e por isso tenho que retirar o que disse. Não são pilotos piores ou não têm talento só porque não são conhecidos ou porque nunca estiveram no MotoGP, e foi ao ver as 24 horas de Le Mans que eu me apercebi disso e exemplos disso são os próprios campeões e recordistas na resistência das duas rodas. Um dos melhores pilotos de motociclismo nesta categoria é Português, mas que nunca teve nem nunca vai ter o reconhecimento que merece em Portugal. Com um palmarés invejável, Alex Vieira é o piloto com mais vitórias em Le Mans.


Entre 1985 e 1996, Alex Vieira venceu tudo o que havia para vencer seja em resistencia como em superbikes. Foi piloto oficial da Honda entre 1985 e 1991, em 1992 e 1993 esteve como piloto oficial da Kawasaki, mas foi uma estadia curta e em 1994 voltou para a Honda onde ficou até 1996.




Tem como pontos altos da sua carreira as seis vitorias nas 24h de Le Mans e cinco vitorias do Bol'dor. Foi campeão de Endurance da FIM por três vezes e tri-campeão do campeonato Francês de Superbikes.

Quando comecei á procura da historia e da vida deste homem dei de caras não só com as conquistas como também com as motas que ele conduziu que são qualquer coisa de extraordinário. A carreira de Alex fica marcada pela sua ligação á Honda, e no Mundial de Superbikes isso é notório, de 1988 a 1990 correu numa RC30, e em 1994 correu com uma RC45. Com a RC30 foi muito consistente nas provas em que participou, Hockenheim, Osterreichring, Le Mans e Monza. Apenas por três vezes terminou fora do Top 10 e teve ainda duas desistências por acidente, de destacar os cinco podidos, dos quais uma vitoria em Osterreichring, já com a RC45 nunca terminou nos pontos e o melhor resultado obtido foi um 11º em Hockenheim.

Mas o meu interesse nesta pesquisa era outro, onde é que o Alex esteve entre 90 e 94 no Mundial de SBK. Bem... Alex Vieira teve uma passagem conturbada no Mundial com a Kawasaki, tanto em 1991 como em 1993, durante esta altura venceu varias categorias com a Kawasaki a nível oficial, mas nesta competição parece que não acertaram de modo nenhum, esteve presente em Magny-Cours, mas nem sequer entrou na corrida e em 93 a Kawasaki quis trazer o Alex ao seu país de origem, com a corrida no Estoril, mas não terminaram nenhuma das corridas tendo desistido com problemas nas duas provas.

Apesar de todo o sucesso e também algum azar, o currículo deste grande talento não mostra todas as suas passagens pelo mundo do desporto motorizado e das duas rodas. Assim que comecei a minha pesquisa sobre este piloto encontrei esta fotografia:


Ao inicio fiquei deslumbrado pela mota e pela decoração, mas depois reparei na marca da mota e na equipa, é uma Yamaha, e na verdade não havia nenhuma informação que o Alex tinha corrido com a Yamaha e pelo nome da equipa não parecia ser uma equipa oficial. Antes de falar sobre a equipa, tenho que fazer um aparte para falar sobre a decoração destas motas de competição dos anos 80 e 90, são muito bonitas e ousadas, dariam umas miniaturas excelentes :D
Continuando... encontrei alguns dados sobre o mundial de Sbk de 1993, onde este piloto português participou com esta Yamaha com a Team Arom, participaram em três grandes prémios, Assen na Holanda, Monza em Itália e Donington, no Reino Unido, os resultados não foram os melhores do mundo mas um sétimo lugar na primeira corrida em Monza seria a ultima vez que Alex iria pontuar no campeonato do mundo de SBK.
Este artigo era para falar sobre o quanto gostei de ver as 24h de Le Mans e de como fiquei a conhecer a tradição francesa á volta destas provas. Mas uma homenagem a este piloto pareceu-me a melhor maneira de falar sobre o campeonato de resistência e sobre os pilotos que não são conhecidos mas que alcançam feitos incríveis que muitos nunca vão conseguir alcançar.

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