segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Fim de Semana Negro

Sinto-me egoísta, muito egoísta mesmo, andava a contar os dias para este fim de semana, que no fim de contas correu tudo ao contrario, não deixei de fazer e ver o que queria, mas o que aconteceu foi um dos momentos mais tristes dos últimos 20 anos da Formula 1.
Quanto mais depressa escrevia que gostava de corridas á chuva, mais depressa chovia, e o meu gosto por este tipo de clima não tem nada a ver com o perigo e com a maior probabilidade de haver acidentes, nada disso! Eu gosto de corridas á chuva por causa das estratégias de mudança de pneus e a inteligencia que tanto o piloto como a equipa têm que ter para escolher o momento exacto para trocar de pneus, este momento devia ser considerado uma ciência ou objecto de estudo.
Eu próprio não gosto la muito conduzir o meu Fiat Punto quando está a chover muito, reduzo a velocidade, reduzo o volume do radio, abro o vidro para o limpar e para limpar o retrovisor, para estar o mais atento possível. Nem quero imaginar como será conduzir um carro com mais de 300 cavalos, com pneus super desgastados, a dançar num piso tão encharcado, onde já nem se via a borracha. É muito perigoso e é nessas situações, como aconteceu hoje no grande prémio do Japão, que a corrida teria de ser logo parada ou a entrada do safety car devia ser uma prioridade, por alguma razão se chama SAFETY car.
Isso não aconteceu quando começou a chover torrencialmente a faltar 6 voltas para o fim da corrida e Adrian Sutil despista-se e embate nas barreiras protectoras, não foi um acidente muito grave e a grua não demorou a entrar em pista para remover o carro, mas pouco tempo depois, Jules Bianchi despista-se também e embate com muita violência na grua (segundo relato do jornalista alemão, Michael Schmidt).
Jules foi retirado do carro inanimado e foi para o centro médico e depois para o hospital, era suposta a ida para o hospital de helicóptero mas devido ao mau tempo, não havia condições. Ainda não há muitas noticias sobre o que aconteceu e sobre o estado de saúde do Jules, a única coisa que se sabe é que sofreu uma lesão grave na cabeça e que se encontra nos cuidados intensivos.
Diz-se também que um dos comissários que estava a ajudar a tirar o carro de Sutil foi apanhado na colisão, mas ainda não se sabe de nada, de qualquer maneira, envio os meus sinceros desejos de melhoras para o Jules, para o comissario e para ambas as famílias, o meu pensamento esta com vocês. Muita Força!
Para não bastar, mais uma desgraça no mundo da F1, Andrea de Cesaris faleceu hoje num acidente de mota em Roma.
Teve morte imediata, o que da a entender que foi um choque violento, de Cesaris tinha 55 anos.
Correu na Formula 1, 13 anos, entre 1981 e 1994, passou por varias equipas, McLaren, Alfa Romeo, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Dallara, Jordan, Tyrrell, Jordan novamente e por ultimo Sauber.
O seu melhor resultado no mundial de pilotos aconteceu em 1983, pela Marlboro Alfa Romeo, ao volante de um Alfa Romeo 183T, com 15 pontos arrecadou o 8º posto na classificação geral.

Pilotou vários carros de F1, numa altura em que os carros eram conduzidos por talento e não por computadores, numa das melhores épocas da formula um, nunca foi um piloto fora de serie, nunca venceu uma corrida, mas participou em 214 GP's, fez uma pole position, e subiu ao pódio por 5 vezes. Muitos pilotos nunca irão alcançar o que este homem alcançou.
Todo e qualquer fã de F1 deve homenagea-lo
Descansa em paz, Andrea.

Sem comentários:

Enviar um comentário