domingo, 5 de outubro de 2014

Contra-senso

Este post vai direitinho para os coleccionadores de miniaturas á escala 1/18.
Há uma marca que agora esta muito na moda, que até apresenta uma boa relação entre preço/qualidade e que esta a chamar á atenção de todos os coleccionadores que se chama GT Spirit.
Ora bem, os modelos que esta marca produz são um contra-senso ás ideias e princípios dos aficionados pela escala 1/18.
Eu colecciono miniaturas á escala 1/43 por duas simples razões, primeiro, eu tenho gostos variados em termos de carros e como é uma escala com mais variedade, pareceu-me lógico; segundo, como são mais pequenos e vêm dentro de caixas acrílicas arrumam-se muito mais facilmente.
Mas não tenho nada contra quem colecciona miniaturas 1/18, alias, o meu primo, que me mostrou o mundo do coleccionismo, colecciona 1/18.
Continuando, esta marca, produz os seus modelos em resina, depois de um polimento aplica o primário e depois umas quantas camadas de pintura metalizada e a ideia que dá é que os modelos são em metal. Atenção que eu não estou a criticar, pelo contrario, estou a fazer um resumo do que vi e entendi e pelo resultado parecem-me bastante bem feitas.

Eu acho que um coleccionador de 1/18, têm duas grandes razoes para o fazer, o tamanho, ou seja, como são maiores, há mais detalhe, e depois as aberturas, que permitem ver o interior do carro, abrir a mala e o tão sagrado capot para ver a maquina do rugido.
Se estes são os principais requisitos para coleccionar 1/18, esta marca cumpre apenas 50%. Como os modelos são feitos em resina, não têm aberturas, nem mala, nem capot, nem portas, nem nada, logo considero um contra-senso.
Eu quando vou a casa do meu primo e ele me mostra uma miniatura nova, eu aprecio o modelo, tenho em conta os detalhes, jantes, discos, pintura, parte de baixo do modelo, os espelhos e depois abro o capot para ver o motor, é instintivo.

Eu percebo que há carros que uma pessoa sempre sonhou ter ou que queria muito ter em exposição para completar uma "família", ou então o nosso próprio carro e as vezes nem todas as marcas fazem e a única marca a produzir esse modelo são as marcas que fazem carros deste género, mas não deixa de ser uma miniatura que não deixa ver "por dentro".
Por isso eu digo que não compreendo o porque de se comprar modelos deste género, é verdade que os carros são lindíssimos, mas um modelo 1/18 sem aberturas é um erro. Mas uma coisa é certa, se o objectivo da marca era tornar os 1/18 numa espécie de 1/43 "grandes", acertaram em cheio, porque estes modelos dentro das caixas acrílicas ou mesmo só com as bases ficam espetaculares.


Sem comentários:

Enviar um comentário