sábado, 26 de julho de 2014

O Mágico e a Dreamteam

O dia de ontem ficou marcado por um acontecimento muito importante para quem é portista, e para quem gosta de futebol.
Ontem foi o dia em que o mágico se despediu do futebol, e como tal, convidou os seus colegas e amigos, pessoas que marcaram a sua carreira, das 2 equipas onde foi mais feliz, a equipa do Futebol Clube do Porto de 2004 e a equipa do Futbol Club Barcelona de 2006.
Deco venceu 22 títulos oficiais coletivos e 4 individuais, venceu duas Supertaças Cândido de Oliveira, três taças de Portugal, três Ligas Portuguesas, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões pelo FCP, venceu duas Supercopas de España, duas Ligas Espanholas e uma Liga dos Campeões pelo Barcelona, em Inglaterra venceu uma FA Community Shield, duas FA Cup e uma Liga Inglesa pelo Chelsea, no seu regresso ao Brasil venceu ainda um Campeonato Carioca e dois Campeonatos Brasileiros pelo Fluminense.
Na temporada 2003/4 foi considerado pela UEFA o melhor jogador, ainda nesse ano foi também considerado o melhor médio pela UEFA. Em 2004 ficou em segundo lugar no prémio Ballon d'Or France Football, atrás de Andriy Schevchenko e á frente de Ronaldinho que ficou em terceiro lugar. E em 2005 foi novamente considerado o melhor medio pela UEFA.



Deco convidou para o seu jogo de despedida jogadores que irão ser ícones do futebol por muito e muitos anos, tal como ele, alguns deles ainda no ativo e outros já retirados mas uma coisa é certa todos aqueles jogadores ficarão na história destes dois grandes clubes.
Para além de ser um belíssimo jogador, Deco é português, e também a nossa seleção tem muito a agradecer ao mágico, no Euro 2004 tínhamos o melhor meio campo do mundo, com Rui Costa, Luís figo e Deco, três dos melhores médios criativos de sempre, infelizmente e por alguma teimosia de alguns membros da equipa técnica, falhamos duas vezes contra a mesma equipa e os erros pagam-se caro numa competição como o europeu de seleções.
Eu confesso que já tinha saudades de ver o Porto de 2004 a jogar, foi a melhor que tivemos nos últimos anos, é certo que já passaram dez anos, já passaram muitos outros jogadores, com transferências milionárias, já vencemos muitos títulos entretanto, mas aquela equipa é a melhor.
Já passaram jogadores que marcaram e que representam o que significa ser portista, falo do Falcão, falo do James Rodriguez, falo do Fernando, Lucho Gonzalez, Bruno Alves, Pepe, Raul Meireles, Lisandro Lopez, Bosingwa, Tarik Sektioui, Mariano Gonzalez, Sapunaru, Guarin, Ernesto Farias, Hulk, João Moutinho que aprendeu a ser campeão e até o próprio Ricardo Quaresma que regressou a casa.
Todos estes jogadores marcaram á sua maneira, mas eu nunca vou esquecer as defesas do Vítor Baía, das subidas de flanco do Paulo Ferreira, a garra do Pedro Emanuel, a liderança do Jorge Costa, os cortes do Nuno Valente, a calma do Costinha a jogar a bola, a magia do Deco, a frieza do Alenitchev, a irreverencia do Carlos Alberto, a rapidez do Derlei e da astucia de Benni McCarthy.
Mas há outros que merecem referência, como um  Ricardo Carvalho ainda muito jovem, Sérgio Conceição, Maniche, Pedro Mendes e Maciel.
Ontem matei as saudades desta equipa fantástica que provavelmente não voltara a jogar outra vez.
Obrigado Porto, obrigado por tudo Deco.


Sem comentários:

Enviar um comentário