quinta-feira, 24 de julho de 2014

Helton

Hoje estou lançado, apetece-me escrever e aquela conversa toda sobre o Varela fez-me lembrar de outra coisa, fez-me lembrar da misteriosa mensagem que o Helton deixou no instagram, para quem não sabe, o guarda-redes do Porto postou uma imagem onde se lia "Eternamente Grato 1993-2014".
O que eu entendo desta mensagem é que o Helton está seriamente a pensar em retirar-se da sua carreira profissional, se é que já não o fez, e depois deste post foram muitas as respostas e comentários dos adeptos com agradecimentos.
No dia em que ele se lesionou, comentei com o meu pai e com alguns amigos, e as opiniões eram parecidas, que provavelmente iria ser uma recuperação muito difícil ou que tinha mesmo acabado o futebol para ele, eu lembro-me que naquele momento e pela expressão de dor que se via na sua cara, a primeira coisa que pensei foi, "acabou a carreira dele".
A primeira recordação que eu tenho do Helton, foi a noticia que passou no telejornal a informar da transferência do União de Leiria para o FCP, na noticia aparecia um rapaz bastante pacato com a sua banda, nos primeiros anos ficou tapado pelo Vitor Baía e só começou a jogar mais regularmente depois do V.Baía ter anunciado o fim da sua carreira, e desde logo se viu que o miúdo que estava no banco seria o guardião da nossa baliza por muitos anos.
O Helton é o melhor guarda-redes a jogar com os pés que eu alguma vez vi, e eu acredito que todos os adeptos do FCP adoram as fintas que fazia aos avançados, fintas que levantavam os "olés", e se há posição em campo que é ingrata é a de guarda-redes, mas seja de que maneira for os portistas e o Porto vão sempre recordar o Helton e a sua carreira pelas melhores razões, e como um dos melhores GR da historia do FCP com ele vencemos 18 competições e por isso agradeço por tudo o que ele fez pelo FCP, por tudo o que já festejei. Contudo ele não merecia retirar-se desta maneira, com uma lesão frente a um rival.
O que eu espero mesmo é poder voltar a vê-lo jogar e adiar os agradecimentos.
Aqui fica um video que um amigo me mostrou à uns anos em que o Helton protagoniza um dos momentos mais marcantes da sua carreira no Brasil, anos antes de chegar a Portugal.


O vídeo trata-se da segunda mão da final do campeonato carioca de 2001 em que o Vasco da Gama vencia a final frente ao Flamengo, mesmo com o resultado negativo, no entanto não podia sofrer mais nenhum golo e foi  que precisamente isso que aconteceu, com um livre perfeito e indefensável, Helton fez o que pode mas não evitou a derrota do Vasco.

Sem comentários:

Enviar um comentário