quinta-feira, 24 de julho de 2014

Americanos

É normal que nesta altura, a silly season, se inventem mil e um rumores e razões e desculpas para que se façam transferências, trocas, dispensas, seja o que for e em que desporto for. No futebol vemos isso muitas vezes, mesmo aqui em Portugal, todos os verões vemos muitos adeptos a pedir mudanças e vendas de jogadores que "já não estão a jogar nada". Bem, alguns casos não há nada a fazer, ou porque foram desilusões ou porque estiveram muito abaixo do esperado ou porque não entendem o jogo, ou até mesmo porque não têm capacidade de jogar num determinado clube. Eu sou adepto do Futebol Clube do Porto desde pequeno, lembro-me como se tivesse sido ontem do dia em que ganhamos a Liga dos Campeões, frente ao AS Mónaco por três bolas a zero no Veltins Arena em Gelsenkirchen, o estádio que me fascinava por ter uma cobertura, tinha eu 9 anos e sem a mínima ideia do que era um fora de jogo. E o que me irrita é o facto de todos os anos se falar da transferência do Varela, ele foi um dos melhores negócios que o Porto fez nos últimos anos, assinou pelo FCP a custo zero depois de sucessivos empréstimos do Sporting, que tem a melhor academia e a melhor formação de jogadores do país, mas em termos de desenvolvimento dos mesmos é o zero a esquerda, mas para eles isso não interessa muito porque todos os anos saem fornadas de talentos e conseguirem vender todos é o grande objetivo, o William Carvalho caiu do céu depois de andar emprestado na Bélgica, o André Martins (que é da minha terrinha) é o jogador menos valorizado do plantel, podia ser o substituto do João Moutinho, e portanto não se admirem se o virem sair por tostões e ter sucesso noutro clube, mas o SCP, está demasiado ocupado com os jogadores que vai comprar ao estrangeiro, é ridículo depois de terem a melhor formação do país. O Sporting está a fazer ao Wilson Eduardo o que fez ao Varela e eu aposto que nos próximos anos o W.Eduardo vai ganhar mais títulos do que o SCP, mas isso não interessa nada e já me estou a desviar muito do assunto...
Com o Varela já ganhamos 11 títulos, ele dá tudo em campo, é um jogador respeitador, nunca esteve envolvido em polémicas, não é egoísta em campo, é um dos mais disciplinados taticamente, nunca o vemos a deambular pelo campo, e mais importante do que isso tudo, ele defende, com 29 anos é um jogador com muita qualidade e marcou 11 golos esta temporada, já para não falar das duas vezes que safou a nossa seleção nacional.
Vejo muitos adeptos que dizem que ele já está velho e que o FCP precisa de espaço para os novos...
Velho? Ainda tem muito futebol para jogar, em Itália, maior parte dos jogadores titulares nas suas equipas têm trinta ou mais, no basquetebol, há jogadores a jogar ao mais alto nível com mais dez anos.
Temos é que agradecer tudo o que ganhamos com ele e que ainda vamos ganhar! E por isso ele devia ficar até se retirar do futebol profissional.
Isto era suposto ser uma introdução para falar da NBA e de mal-agradecidos, e ia usar o Varela como exemplo, mas acabou por ser o ator principal, ahaha. Não faz mal, escrevo o resto quando me apetecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário