sábado, 1 de novembro de 2014

Reputaçao o tanas

Nos últimos tempos o mundo do desporto motorizado anda aterrorizado com a possibilidade da Formula Um perder duas equipas na grelha de partida e fazer com que as equipas grandes passarem a ter mais um carro.
As gralhas jornalisticas estão preocupadas com a reputação da Formula 1 e da possibilidade da mesma se tornar num circulo fechado e restrito.

...

QUE GRANDE TRETA !!
Mas este pessoal anda a comer pão pa malucos, ou quê?
Quem se está a borrifar para isso é o proprio Bernie Ecclestone.
Ele nunca se preocupou com as equipas mais pequenas, nos últimos anos temos visto equipas que mais parecem flash's, aparecem e desaparecem um ou dois anos depois, algumas ficaram sem dinheiro e outras venderam/fugiram enquanto podiam, querem exemplos? Minardi, Midland, HRT, Spyker, Aguri, Virgin e assim de repente não me estou a lembrar de mais.
O Bernie só apoia as equipas novas quando lhe interessa, caso contrario, apanha o dinheiro e da-lhes um chuto no cu.
Só quando há interesses e dinheiro, MUITO DINHEIRO é que o Bernie dá o empurraozinho, exemplos disso são a Toro Rosso, ou melhor, a Red Bull 2, e a Force Índia.
No caso da Toro Rosso é quase óbvio, a Reb Bull passou um cheque ao Bernie e ele tratou de puxar os cordelinhos para que a sub marca da equipa de bebidas energéticas fosse bem recebida.
Já a Force Índia a história é diferente, a Spyker foi comprada por Vijay Mallya e pelo Michiel Mol e o Bernie deve ter ficado contentíssimo ou então foi ele que os convidou a juntarem-se á F1, mas o que ele viu foi uma oportunidade de expandir a F1 a novos mercados e a Índia era um mercado onde Bernie nunca tinha chegado. Prova do que estou para aqui a pregar é que não tardou até "aparecerem" ou "caírem do céu" circuitos em condições de grande prémio de Formula Um na Índia, quem os construiu? É fácil de adivinhar.
Se forem ao Wikipédia procurar o que estou a dizer vão dar de caras com isto:

Force Índia: "A equipa foi formada em Outubro de 2007 quando o consorcio liderado pelos empresários Vijay Mallya e Michiel Mol, comprou a Spyker F1, por noventa milhões de euros."
Circuito Internacional de Buddh: "Em Outubro de 2007, a FIA assinou um contrato com a JPSK Sports Private Limited para organizar uma corrida de F1 na Índia. A JPSK é propriedade da Jaiprakash Associates, Sulba Realty Private Limited e Trackwork International Pvt Ltd à propriedade de Sumeer Kalmadi, filho do presidente da Assonciaçao Olímpica Indiana."

Mais alguem deu uma gargalhada? :D

Acho tanta, mas tanta piada quando os jornalistas e mesmo alguns fãs ou comentadores dizem que rejeitam pensar ou acreditar em teorias da conspiração. NÃO SÃO TEORIAS, SÃO FACTOS!
O Bernie não gere uma organização, não gere nenhum espetaculo, não gere nenhum circo e muito menos a Formula 1, o Bernie gere um NEGÓCIO!
E quem dá coisas ao Bernie, recebe coisas do Bernie, é simples! É assim que funciona a F1.
Enquanto o sistema de distribuição de prémios ou distribuição de dinheiro para o desenvolvimento dos carros não mudar, vão haver sempre equipas a surgir e a desaparecer em dois/três anos e não estou a ver isso a mudar nos próximos tempos.

Agora o próximo tema e ainda relacionado com isto é o facto de cada equipa passar a ter mais um carro.
Quando eu era mais pequeno ás vezes perguntava ao meu pai e a mim próprio, se as equipas podem ter dois carros, será que podem ter três?
Era claro que não, era apenas um sonho ou uma fantasia de criança, mas a verdade é que esta mais perto de acontecer do que aquilo que se imaginava.
Eu, como é óbvio acho perfeito, e prefiro ver mais um carro da Mercedes a competir com mais um Williams do que ver os Caterham ou os Marussia a ser sucessivamente dobrados.
Mas é preciso ter atenção a duas equipas, fala-se já á bastante tempo que a Force Índia tem problemas financeiros e mais um carro pode trazer ainda mais problemas e se os resultados na próxima época não melhorarem e com o insucesso que a F1 teve na Índia estou a ver a equipa a ser vendida.
Outra equipa a ter atenção é a Sauber, a equipa Suíça tem problemas financeiros e os resultados têm sido muito maus, até a Marussia tem mais pontos. Se eles tiverem o mesmo andamento que tiveram este ano e com mais um carro, estou a vê-los a ser dobrados na mesma.
Por hoje de Formula 1 é tudo, este fim de semana há grande prémio e eu depois ponho aqui tudo.
Bye

Sem comentários:

Enviar um comentário